O cristalino é conhecido como a lente dos olhos.
Um citosistema organizado localizado entre a íris e o humor vítreo dos olhos. Constituído de células também organizadas longitudinalmente, que vão perdendo as suas organelas em sua formação, ficando com uma aparência transparente.
Como é?
O tamanho do cristalino varia entre 07 e 09 mm de comprimento no seu maior eixo e, entre 02 e 04 mm de espessura.
O cristalino tem constante crescimento durante a vida, ele está sempre em desenvolvimento e amadurecimento (opacificação).
Como funciona?
Localizado atrás da íris em uma bolsa capsular conectada a ligamentos e músculos do corpo ciliar chamados zônulas.
As zônulas flexionam a bolsa com o cristalino dentro para permitir a concentração da luz na retina.
Essa flexibilidade é chamada de acomodação (aumento de grau para focalização de imagens próximas).
O cristalino é o responsável pela nitidez e foco da imagem luminosa de forma correta ao fundo do olho.
Com o passar dos anos e o envelhecimento, a lente natural do olho começa a endurecer e reduz a capacidade de acomodação.
Nos casos em que é acompanhado pela perda de flexibilidade dos músculos ao redor, conhecido como presbiopia, o endurecimento do cristalino pode ocorrer mesmo sem sinal de catarata.
A perda de transparência do cristalino e o borramento da visão desenvolve a conhecida catarata. Os sintomas geralmente aparecem em pessoas acima de 50 anos devido ao envelhecimento do cristalino.
O tratamento para catarata é feito com remoção cirúrgica e colocação de uma lente artificial no lugar do antigo cristalino.
Outras causas são: diabetes, uso contínuo e sem indicação médica de colírios, principalmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas profundos como batidas fortes na região dos olhos.
A catarata é o dano mais comum causado ao cristalino, e em muitas vezes desenvolve-se de forma progressiva e lenta. Por isso a importância em procurar um médico Oftalmologista, só ele é capacitado para diagnosticar e sugerir o tratamento adequado
Saiba mais agendando a sua consulta com o Dr. Aron Guimarães,