Duvidas frequentes sobre a cirurgia de catarata
Cirurgia de Catarata em Campinas
A cirurgia de catarata consiste na retirada do cristalino opaco (catarata) e no implante de uma lente intra-ocular no saco capsular (local onde se localizava a catarata). A lente intra-ocular ficará permanentemente no olho do paciente, não havendo, via de regra substituição ou troca da mesma, exceto em casos extremos.
Abaixo respondo à dúvidas comuns de pacientes:
História da cirurgia de catarata
Por volta do século III na Índia e também em regiões da Europa, iniciou-se o desenvolvimento de uma técnica rudimentar que consistia em “empurrar a catarata para o fundo do olho”, abrindo o eixo visual.
Foi somente na década de 1940 que surgiram as primeiras lentes intra-oculares, trazendo melhora importante na visão dos pacientes operados.
Na década de 1960 surgiu a facoemulsificação, técnica utilizada até hoje, que utiliza ondas ultrassônicas para emulsificar o cristalino e possibilita sua aspiração.
Quando operar a catarata?
Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Para se indicar a cirurgia de catarata deve-se avaliar o exame oftalmológico com a definição do tipo e grau da catarata, acuidade visual e queixas do paciente.
Muito raramente a cirurgia de catarata é uma urgência, sendo que na maior parte dos casos pode-se programar com calma a melhor data para a cirurgia.
Quanto tempo dura a cirurgia da catarata?
Via de regra a cirurgia é muito rápida, sendo realizada em geral em menos de 15 minutos. Logicamente há casos que demorarão bem mais que isso.
Como é a anestesia para a cirurgia de catarata?
Normalmente o médico anestesista realiza uma sedação, semelhante a empregada no exame de endoscopia digestiva. O paciente fica relaxado e pode não lembrar dos momentos da cirurgia. Também são aplicados colírios anestésicos.
Hoje em dia é muito raro utilizar o bloqueio anestésico, com injeção de anestésico ao redor do olho. A anestesia geral também só é utilizada em casos especiais, como de pacientes pediátricos ou com doenças que dificultem a colaboração por exemplo.
A cirurgia precisa ser feita em Hospital? Fico internado?
A cirurgia de catarata pode ser realizada em hospital geral ou em centro cirúrgico especializado. Não é necessário dormir no hospital, sendo que o paciente entra e sai no mesmo dia.
Como funciona a cirurgia propriamente dita?
O paciente fica deitado em uma maca e após assepssia é colocado um campo cirurgico de proteção ao redor dos olhos e usado um pequeno instrumento para manter o olho aberto (blefarostato).
Com microincisões de cerca de 1,5mm são inseridos intrumentos no interior do olho que vão triturar e aspirar a catarata. Pela mesma incisão é implantada a Lente intra-ocular. Após o término do procedimento pinga-se um colírio antibiótico e coloca-se um oclusor para proteção.
A lente intraocular é de uso obrigatório na cirurgia de catarata?
Sim. A lente intraocular tem o grau exato para cada paciente e se não for colocada a pessoa não terá uma visão adequada após a cirurgia.
Existem tipos diferentes de lente intraocular (LIO)? Qual a melhor lente intraocular para catarata?
Existem diversos modelos e marcas de lente de catarata. Gosto de orientar meus pacientes que funciona de forma semelhante à lente dos óculos.
Quando um paciente sai do consultório com a receita pra fazer um óculos e chega na ótica, o vendedor pode lhe oferecer dezenas de modelos e marcas de lentes. Com ou sem antirreflexo, com maior ou menor durabilidade, com maior ou menor espessura etc… Assim como as lentes de óculos, existem diversas marcas (fabricantes) e subtipos de lentes intraoculares.
É muito difícil dizer qual a melhor… o que temos são modelos com material e propriedades superiores.
De modo geral podemos dividir as lentes intraoculares para catarata em:
LIOs Monofocais (corrige apenas um tipo de distância – em geral para longe):
- Esféricas
- Asféricas – Diminui algumas aberrações
- Tórica – Consegue corrigir melhor o astigmatismo
LIOs Multifocais (corrigem a visão longe e perto)
- Multifocal
- Multifocal-Tórica
Discuta com seu oftalmologista as opções para o seu caso.
Meu convênio cobre todas as lentes intraoculares ou terei que compra-las?
A maior parte dos convênios possui cobertura apenas para as lentes monofocais esféricas, seguindo determinação da ANS. Dessa forma, na grande maioria das vezes, o paciente que desejar colocar um implante diferenciado terá que arcar com os custos.
Qual o preço de uma lente intraocular?
Há grande variação de valores. As mais básicas (esféricas) chegam a custar menos de R$100,00 enquanto lentes com características especiais como as Multifocais por exemplo podem custar muitas vezes mais.
Ocorre rejeição da lente intraocular? Pode ser necessário substituí-la no futuro?
Isso é algo muito improvável de ocorrer uma vez que os materiais das lentes já são projetados para que isso não ocorra. Existe sim a possibilidade de substituição da lente intraocular em casos extremos, como o da opacificação da lente. Isso tem se tornado cada vez menos frequente.
Vou precisar continuar com os óculos após a cirurgia de catarata?
Dependendo do tipo de lente implantada sim. Com o uso das lentes multifocais ou com uma técnica chamada monovisão pode-se eliminar o uso dos óculos.
Como funciona a técnica de monovisão para cirurgia de catarata?
A monovisão consiste em deixar a visão de um dos olhos para longe e do outro para perto, utilizando-se para isso de lentes monofocais. Já é muito difundida com as lentes de contato. Pessoalmente, prefiro sempre um teste com lentes de contato antes de indicar a cirurgia.
Já ouvi falar em cirurgia de catarata feita com Laser. É verdade?
Sim. Surgiu há pouco tempo um equipamento a laser capaz de realizar algumas etapas da cirurgia de catarata. De qualquer forma o uso do facoemulsificador ainda é necessário. Pessoalmente ainda vejo poucos benefícios no seu uso. A tecnologia ainda terá que evoluir para que se torne difundida.
Quais são os cuidados após a cirurgia?
O mais importante é utilizar de forma correta as medicações prescritas (em geral 2 ou 3 colírios) e ter uma higiene muito rigorosa. Também recomendo evitar esforço físico (academia, musculação, corrida, atividades gerais da casa que demandem esforço, abaixar e levantar de maneira abrupta) nos primeiros 20 dias. Evitar dirigir nos primeiros 15 dias ou a critério do médico (vai depender do tipo de lente implantada). Também oriento dormir com o oclusor acrílico nos primeiros 5 dias e evitar dormir do lado operado.
- Pintar cabelo: Após 30 dias;
- Maquiagem ao redor dos olhos: Após 30 dias;
- Entrar em piscina ou no mar: Após 30 dias;
- Esportes de impacto com risco de lesão ocular (Tênis p.e.): Após 45 dias – recomendo usar proteção ocular (óculos);
- Assistir TV, mexer com celular, ler livros: Após 1 dia, com moderação até 15 dias;
- Viajar de ônibus: Após 1 dia (estradas pavimentadas, que não proporcione muita vibração);
- Viajar de avião: Após 5 dias ou a critério do médico.
Quanto tempo vou ficar afastado do trabalho depois da cirurgia?
Em geral o afastamento é de cerca de 10-15 dias, mas pode variar de acordo com o caso.
Posso operar os dois olhos no mesmo dia?
Não. Por se tratar de uma cirurgia intraocular operamos somente um olho por vez. A cirurgia refrativa (Cirurgia à laser para se retirar o grau dos óculos) é uma das poucas cirurgias que fazemos os dois olhos no mesmo dia.
Quando posso operar o segundo olho da catarata?
Em geral após 20-30 dias da primeira cirurgia.
Tenho um conhecido que ficou cego depois da cirurgia. A cirurgia de catarata pode causar cegueira?
Como qualquer cirurgia, a cirurgia de catarata pode apresentar complicações, como infecção, rotura do saco capsular, perda vítrea dentre outras. O índice de perda visual após a cirurgia de catarata é extremamente baixo, mas deve ser levado em conta. A colaboração do paciente e de sua família no cuidado com a higiene e uso dos colírios é fundamental para reduzir as chances de complicações.
Existe catarata madura? Meu médico me disse que tenho catarata inicial e ainda não preciso operar.
Esse termo “madura” é bastante utilizado para descrever o estágio da catarata. Como já foi dito a catarata é uma opacificação do cristalino que pode demorar anos para progredir. Quanto maior o nível de opacificação, maior o prejuízo para a visão do paciente. Nos estágios mais iniciais, quando a visão ainda é boa não é indicada a cirurgia, somente devendo ser realizado um acompanhamento a cada 6 meses por exemplo. Quando a opacificação avança a ponto de prejudicar a visão significativamente diz-se que a catarata está madura para a cirurgia.
A cirurgia de catarata é segura? Devo me preocupar?
A cirurgia de catarata é sem dúvida uma cirurgia extremamente segura, desde que realizada em ambiente adequado por profissional qualificado. A grande maioria dos pacientes apresenta um importante ganho visual, com melhora da qualidade de vida. Além disso, caso seja optada por uma lente multifocal, o paciente pode ainda se livrar do uso dos óculos.